TUMORES DA HIPÓFISE
A HIPÓFISE
A hipófise, ou pituitária, é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, responsável pela produção de hormônios envolvidos no controle de diversas funções em órgãos e tecidos espalhados por todo o organismo. Como a hipófise possui influência sobre diversas outras glândulas e órgãos, como adrenais, tireoide, testículos, útero, ovários, mamas e rins; é conhecida como “glândula mestra”, com importante atividade nos mecanismos de desenvolvimento, crescimento, reprodução e regulação interna do organismo.
A hipófise localiza-se na base do crânio, em posição central, dentro de uma caixa óssea conhecida como sela túrcica ou sela turca, cujo nome é devido à semelhança com uma sela de cavalos turca.
LOCALIZAÇÃO
Localização da hipófise, do hipotálamo e do nervo óptico no encéfalo
VISTA SUPERIOR
Porção interna do crânio com destaque para a região da sela túrcica
A hipófise comunica-se com o hipotálamo por meio da haste hipofisária e é composta por 2 partes, a adeno-hipófise, localizada anteriormente, e a neurohipófise, localizada posteriormente.
VISTA DE PERFIL
Da região da hipófise (adeno-hipófise e neuro-hipófise), de sua conexão com o hipotálamo por meio da haste hipofisária e do quiasma óptico
VISTA SUPERIOR
Da região da sela túrcica, com a área ocupada pela glândula hipófise em destaque (adeno-hipófise e neuro-hipófise)
A seguir, pode-se observar a proximidade existente entre a glândula hipófise e os nervos ópticos e o quiasma óptico, estruturas responsáveis pela visão. O quiasma óptico corresponde à região onde os nervos ópticos se unem e há o cruzamento de parte das fibras nervosas. O comprometimento da visão observado em parte dos pacientes com tumores de hipófise é devido ao efeito compressivo do tumor sobre os nervos ópticos e quiasma óptico.
VISTA INTRACRANIANA SUPERIOR
Da região da sela túrcica, mostrando os nervos ópticos (setas em azul) e o quiasma óptico (seta em preto) sobre a glândula hipófise (adeno-hipófise em vermelho em neuro-hipófise em amarelo)
O lobo anterior da hipófise produz e secreta hormônios essenciais para o controle de diversas funções metabólicas em todo o organismo, tais como hormônio do crescimento (GH), o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), o hormônio tireoestimulante (TSH), a prolactina (PRL), o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH). O lobo posterior secreta dois hormônios: o hormônio antidiurético (ADH) ou vasopressina e a ocitocina.
A produção e secreção dos hormônios hipofisários e controlada e modulada por vários mecanismos, com destaque para a participação do hipotálamo. Enquanto o controle da secreção dos hormônios da neuro-hipófise se dá por estímulos nervosos provenientes do hipotálamo, a adeno-hipófise é modulada pela influência de hormônios hipotalâmicos circulantes em vasos sanguíneos regionais.
Rua Alvorada, 64 • 11ºandar • Conj. 114 • Vila Olímpia • São Paulo • Tel.: 11 3849.8390
Entre em contato conosco
Em breve retornaremos o contato.